Imagine dois empresários, João e Maria. Imaginou? O João acabou de comprar um Volkswagen Jetta, aumentando a frota de sua empresa para cinco automóveis. Já a Maria adquiriu 30 mil veículos nos últimos 12 meses para a sua  locadora de carros. Sabe o que eles têm em comum? Além de muito trabalho,ambos utilizaram o seu CNPJ para comprar os carros com desconto dentro da modalidade conhecida como “venda direta”.

Desconto no CNPJ

Esse tipo de negócio, voltado principalmente a pessoas jurídicas, responde por quase metade das vendas de veículos e geralmente envolve descontos maiores do que os oferecidos no varejo, destinados a pessoas físicas. Na maioria dos casos, basta ter CNPJ para obter os abatimentos.

venda direta; comprar carros; descontos no cnpj

Venda direta x varejo

Tecnicamente, a venda direta é uma negociação realizada entre a montadora e o cliente final: o emissor da nota fiscal é a fabricante, e não a concessionária (como nos casos de venda no varejo). Grandes compradores, caso das locadoras de automóveis e governos, negociam diretamente com a fabricante. Mesmo assim as autorizadas têm papel importante nessa negociação. Já pequenos empresários compram na autorizada e são atendidos pelo departamento de vendas corporativas.

O que diferencia os dois tipos de público é o valor do desconto que cada um consegue: como ocorre em qualquer transação comercial, quem compra no atacado sempre vai obter maiores abatimentos.

venda direta; comprar carros; descontos no cnpj

Carros com descontos consideráveis

O valor do abatimento varia de acordo com a marca e o modelo. Muitos deles chegam a reduzir uma parcela significativa do preço final do veículo. 

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que entre janeiro e agosto do ano passado as vendas diretas responderam por 41,5% do total do mercado, entre automóveis e comerciais leves. No caso específico do segundo grupo, que inclui picapes, a participação foi muito maior, e chegou a 71,3%. A razão é que esse tipo de veículo é mais destinado ao trabalho do dia a dia.

venda direta; comprar carros; descontos no cnpj

A maioria esmagadora dos clientes que optam pela “compra direta” têm CNPJ, ou seja, são pessoas jurídicas. Isso engloba desde microempreendedores individuais até grandes frotistas. O restante é representado por taxistas, pessoas com necessidades especiais (PCD), pequenos produtores rurais e executivos de empresas que têm direito a carro como benefício.

Deseja garantir os benefícios da venda direta e comprar seu carro novo com desconto na Tresauto?