Não dá para viajar sem fazer uma revisão automotiva no carro, não é? Se você não concorda com isso, trate de largar esse péssimo hábito. A revisão automotiva é super importante para reduzir custos e, principalmente, proporcionar segurança para motoristas e passageiros.

Antes de viajar, é fundamental perder um tempinho checando itens do veículo. Alguns precisam ser vistos por um mecânico dentro das revisões periódicas, como freio e suspensão, por exemplo.

Leia o blog: Revisão de Amarok é a grande novidade da Tresauto

Aproveite que o feriado de Corpus Christi está chegando e faça uma boa viagem segura e tranquila. Veja mais em nosso blog sobre quais são os tipos de manutenções que devem ser feitas:

  • Troca de fluido de freio – O fluido é responsável por transmitir a força do pedal até as rodas, e uma das suas principais características é absorver a umidade do ambiente. Por mais que poucas pessoas se deem conta sobre essa necessidade, a troca é necessária pois o excesso de água pode prejudicar o sistema geral de frenagem, impedindo seu bom funcionamento e comprometendo a segurança do seu carro.
  • Pneus – Calibre os pneus, inclusive do estepe. Siga as recomendações da fábrica para o seu carro. Veja que há diferença de pressão para veículos carregados e vazios, dianteiros e traseiros. Os pneus, claro, não podem estar gastos.
  • Balanceamento – Os sintomas de uma roda desbalanceada são vibrações no volante, por exemplo. Em caso de direção desalinhada, no entanto, o carro começa a “puxar para um lado”. Se recentemente você passou por um buraco ou acertou uma calçada, é interessante verificar esses alinhamentos e balanceamentos. Também dá para perceber o problema com pequenos ruídos, como se alguma coisa estivesse frouxa.
  • Óleo e filtro  – Verifique o nível de óleo e o prazo de validade. Em caso de vencido, troque por um lubrificante com as mesmas especificações recomendadas pela montadora. Troque também o filtro de óleo. Óleo abaixo do nível ou vencido pode danificar o motor e aumentar o consumo de combustível.
  • Verificação de estepe – Aqui, também não se deve esquecer de incluir os estepes na revisão dos pneus. Eles também precisam estar nas mesmas condições daqueles em uso, uma vez que farão as vezes em caso de necessidade de troca no meio da estrada.
  • Higienização do ar-condicionado – A limpeza do ar-condicionado automotivo deve ser feita sempre. Esta atitude é importante para sua saúde, já que o ar-condicionado acumula fungos, bactérias e diversas outras impurezas ao longo do uso. A manutenção deve ser feita nos filtros, que acumulam sujeiras trazidas junto com o ar. O ideal é que a limpeza seja realizada nos meses mais frios do ano, para que o sistema esteja em boas condições na chegada do verão.
  • Bateria – Quase ninguém se importa com a bateria até o carro não pegar mais. Mas ela também deve ser revisada antes das viagens.
  • Itens de emergência – Veja se todos os itens de emergência estão no lugar, como triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor, que deve estar dentro do prazo de validade.

Estes são só alguns exemplos do que devemos ficar atentos antes de uma viagem, existem muitos outros itens que devemos ficar atentos no veículo. Mas você não precisa mais perder tempo com isso. Sabemos que o dia a dia é corrido e, por isso, a Tresauto está com uma super novidade, confira só.

Revisão automotiva: Check Up 21 itens grátis

Pensando no seu conforto e comodidade, nossa concessionária irá fazer um check up completo em 21 itens do seu carro. E o melhor, totalmente grátis.

Se você ficou interessado, clique no botão abaixo e receba o nosso contato: